em Contabilidade para Clínicas Médicas

Atualmente, dentre tantas atividades e responsabilidades que um profissional de saúde tem, administrar a clínica ou as finanças de um profissional liberal não deveria ser uma delas. Por isso, vamos falar um pouco de BPO financeiro, ou seja, a terceirização do controle financeiro para profissionais de saúde. Confira!

O que é o controle financeiro para profissionais de saúde?

O controle financeiro para profissionais de saúde pode ser associado ao BPO financeiro. Essa sigla, BPO, vem do inglês Business Process Outsourcing, o que literalmente significa “Terceirização de Processos de Negócio”. No entanto, podemos traduzi-la de uma forma mais específica, como sendo uma terceirização de todas as atividades que não fazem parte da atividade fim da empresa. Por isso, a usamos para representar a terceirização do controle financeiro da sua clínica ou de suas finanças como profissional liberal, uma vez que sua atividade fim é praticar a medicina, odontologia, entre outros. 

Por que terceirizar seu controle financeiro?

Administrar uma clínica ou suas finanças como profissional liberal exige uma enorme demanda de trabalho. Não é nada fácil contratar profissionais capacitados, organizar a rotina, pagamento de fornecedores, atualizar-se com o mais novos procedimentos médicos no mercado, saber o que entra de receita e o que sai como custos e despesas, e etc.

Como administrar as finanças e ainda conseguir exercer a medicina com maestria? Sabemos que você consegue, mas NÃO precisa. Por isso, a terceirização do controle financeiro é tão importante para você, profissional da saúde.

A terceirização do controle financeiro já é muito comum no mercado

O mercado em geral já está acostumado a trabalhar com a terceirização de muitos serviços, entre eles estão os setores contábil e fiscal. No entanto, a terceirização do controle financeiro tem crescido e se destacado muito em diversas profissões e áreas do mercado. Por quê? Porque, em resumo, todo esse controle é realizado por uma empresa especializada que tem muito mais chances de realizar essas tarefas com mais eficiência, sem se sobrecarregar. Se você fizer tudo, a chance de você se sobrecarregar é imensa.

Muitas clínicas médicas e odontológicas têm terceirizado seu controle financeiro contratando o serviço de BPO de empresas de contabilidade. Isso permite que elas foquem no que realmente importa, que é exercer a atividade de um profissional da saúde.

Falando da questão da eficiência nas tarefas do controle financeiro… Já imaginou deixar passar algum custo, algumas despesas ou até esquecer de pagar fornecedores por falta de conhecimento ou confusão? Seria um pesadelo, não concorda? Ao terceirizar para uma empresa de contabilidade, as chances de problemas em decorrência de erros ou enganos comuns são reduzidos quase na totalidade. 

Portanto, quando você opta pela terceirização do controle financeiro, todos saem ganhando. Inclusive, uma questão muito importante também é mitigada com essa terceirização: a inadimplência de clientes é bastante reduzida, não apenas a quitação de uma simples conta a pagar ou uma dívida. A questão dos clientes que pagarem com atraso, a cobrança pode ser feita devidamente, inclusive com encargos.

Quais os benefícios da terceirização do controle financeiro?

Além dos benefícios que comentamos anteriormente neste artigo, trazemos para você alguns dos benefícios do BPO financeiro para clínicas médicas e odontológicas. Confira!

Setor financeiro se torna melhor estruturado

Quando você terceiriza o controle financeiro da sua clínica, você ganhar uma estruturação do setor financeiro, com uma equipe dedicada para gerenciar as contas do seu negócio e garantir a excelência nesse cuidado das finanças.

Quando se mantém tudo de forma bem organizada, todos os pagamentos e recebimentos ocorrem no dia que estão programados. Isso significa que o risco de se ter alguma dificuldade financeira grave praticamente não ocorre, pois há um controle rígido das contas. Mesmo em tempos de crise? Sim! Mesmo em tempos de crise, pois há a possibilidade de prevenção e projeções financeiras que vão proporcionar que sua clínica consiga se manter durante uma crise econômica.

Podemos usar o termo de visão estratégica como forma de ilustrar esse benefício. Afinal, o serviço prestado vai além de executar as simples tarefas operacionais, pois os profissionais capacitados têm uma visão crítica do fluxo financeiro da sua clínica, incluindo diversos tipos de relatórios que serão imprescindíveis para a sua tomada de decisões.

Controle apropriado do capital de giro

Existem diversas clínicas médicas e odontológicas no mercado. Por isso, é de extrema importância que você mantenha a sua clínica competitiva no seu segmento de mercado. Claro que aqui inclui outros fatores que não somente o financeiro, como manter uma ótima organização de agenda, atendimentos pontuais, atendimento humanizado de excelência, além, claro, de manter os equipamentos atualizados e com a última tecnologia disponível. 

Para todas as coisas que necessitam de investimento financeiro, só será possível de realizar com o um controle apropriado do capital de giro. Só para refrescar a memória, capital de giro é a quantia que sua clínica precisa ter como reserva para que consiga realizar as operações financeiras do dia a dia. 

Redução dos custos trabalhistas

Existe uma possibilidade importante de redução das despesas trabalhistas quando se opta pela terceirização do controle financeiro da sua clínica. Alguns exemplos: despesas com salários e benefícios, passivos trabalhistas – que são obrigações de pagamento a empresas que não cumprem os direitos trabalhistas ou não recolhem corretamente os encargos sociais -, permissão de conhecimento das rotinas por mais colaboradores.

Diminuição de custos fixos

Além da redução dos custos trabalhistas, a terceirização do controle financeiro provoca uma diminuição nos custos fixos diretos e indiretos, e acaba dispensando a compra de equipamentos e softwares para a realização das atividades do setor financeiro. 

É muito fácil adotar o BPO financeiro para a sua clínica, ou das suas finanças como profissional liberal, contratando uma Contabilidade com profissionais capacitados. No entanto, não será apenas repassar as atividades, pois necessita de um diagnóstico bem importante para as tarefas sejam realizadas com excelência.

Se você ficou tentado com a ideia de poder focar nas suas atividades principais e quer realizar a terceirização do controle financeiro da sua clínica, nós podemos ajudá-lo. Entre em contato conosco para conversarmos!

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

gestao-financeira-prestacao-de-servicosContabilidade societária: o que é e como funciona
× Como posso te ajudar?