Controlar as finanças é uma das atividades fundamentais para o sucesso de qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande. No entanto, fica quase impossível que o gestor, encontre o tempo necessário para conseguir se dedicar a esse controle, somando tudo que ele já tem de responsabilidade.

Confira o vídeo sobre esse tema:

Do que se trata a gestão financeira?

A gestão financeira não controla apenas o faturamento, não. Ela é um conjunto de ações e procedimentos que estão vinculados ao controle, à análise e ao planejamento das atividades financeiras de qualquer empresa.

O objetivo da gestão financeira é que o gestor consiga ficar a par de todos os aspectos que correspondem a esse controle, para torná-lo capaz de tomar decisões mais assertivas, tendo como base dados sólidos.

Gestão financeira para empresas

A gestão financeira é de suma importância para qualquer empresa conseguir atingir os objetivos e o sucesso tão desejados. Quando se tem um bom controle das finanças, fica mais fácil enfrentar alguma crise no setor de economia no nosso país, assim como encontrar soluções mais rápidas para resolver qualquer dificuldade financeira, principalmente quando a empresa ainda está no início. Quanto mais entende-se dessa área, mais ferramentas para enfrentar qualquer problema se tem.

Porém, como dito anteriormente, o gestor não consegue se dedicar como deveria a este tema em específico, por isso, hoje em dia, já existe a possibilidade de terceirizar esse serviço. Você pode repassar à Exacta a responsabilidade de gerenciar as finanças da sua empresa.

Como podemos ajudar a sua empresa em relação à gestão financeira?

A Exacta tem 22 anos de experiência no mercado contábil e pode te ajudar no controle das finanças da sua empresa em vários aspectos.

Como os gestores já possuem muitas outras responsabilidades, nem todos conseguem se especializar nessa área, e tudo bem! Por isso, conte conosco para cuidar da gestão das finanças da sua empresa.

Contas a pagar e a receber

As contas a pagar e a receber ficam sob responsabilidade da gestão financeira. Quando elas estão organizadas, a quitação se torna mais prática, inclusive quando organizamos os valores que devem ser recebidos também, seja no caixa ou na conta corrente da empresa. Um detalhe: tudo isso deve ser realizado em tempo real e conciliado com seu banco.

Fluxo de caixa

Como sabemos e temos a certeza de quanto dinheiro está sendo movimentado? E como garantir que ele não seja desviado? Realizando o acompanhamento de fluxo de caixa.

Isso é um dos papéis fundamentais da gestão financeira. Quando o fluxo de caixa é acompanhado, conseguimos ter a visão dos períodos em que mais se tem gastos, quando podemos realizar uma aplicação, quando será necessário resgatar uma aplicação, se existe algum período em que o caixa possa ficar negativo e já se precaver para se manter no azul.

Você pode até não acreditar, mas existem muitas empresas que se prejudicam muito por não contar com acompanhamento de fluxo de caixa, e daí, acabam virando reféns de instituições financeiras, seja por cheque especial, juros, empréstimos, entre outros.

Emissão de boletos e notas fiscais

Outra responsabilidade da gestão financeira, é conseguir comprovar todas as vendas realizadas pela empresa, assim como as compras e também transações, sejam elas quais forem. Por isso, um ótimo recurso para essa comprovação é emitir boletos e notas fiscais, pois é muito importante comprovar todos os processos.

Relatórios gerenciais

Talvez você ache que relatórios gerenciais são muito rotineiros e desnecessários em diversos casos, mas nós garantimos a você que não. Eles são uma ferramenta muito importante para realizarmos análises do que pode ou não influenciar em diversos setores da empresa, como nas tomadas de decisões do gestor, na saúde financeira da empresa, além, claro, nos aspectos administrativos.

Mas por quê? Quando avaliamos esses registros de perto, percebemos oportunidades antes não percebidas que podem proporcionar mudanças positivas na empresa.

Gestão financeira em relação ao setor público

Se sua empresa não é do setor público, que necessita de licitação para contratar serviços, você pode vir um dia a prestar serviços para este setor, seja municipal, estadual ou federal. Lembre-se é de suma importância que você mantenha seu controle financeiro em dia, e quando trabalhamos com o setor público, isso não é diferente. Precisamos comprovar os processos através da emissão de boletos e notas fiscais.

Conte com a Exacta para realizar esse controle para sua empresa.

Gestão financeira de longo prazo

Imagine que sua empresa precisa investir na contratação de novos colaboradores, adquirir novos equipamentos ou até expandir seus serviços. Como sua empresa conseguirá êxito nessa empreitada? Fazendo uma gestão financeira a longo prazo.

Como você sabe, nenhum desses exemplos acima podem ser decididos a toque de caixa, pois necessita de planejamento e de uma análise da situação financeira da empresa a fim de que tenha meios para suprir as necessidades sem ficar no vermelho.

Cada empresa é uma. Assim como cada segmento e porte. Porém, existem algumas práticas que são mais comuns e gerais que se encaixam para a maioria das empresas conseguirem realizar a gestão financeira a longo prazo. Além das já citadas anteriormente (contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, comprovações e relatório, temos também o mapeamento de custos, o planejamento financeiro e a automação de processos. se sua empresa implementar todas essas etapas, haverá bastante influência positiva na colheita dos resultados esperados.

Uma dica para você conseguir captar recursos a longo prazo é utilizar recursos próprios e de terceiros, ou seja, investimento de capital. Essa etapa se encontra dentro do planejamento financeiro a longo prazo.

Gestão financeira para pequenas e médias empresas

A Exacta tem 22 anos de experiência no mercado contábil e pode te ajudar no controle das finanças da sua empresa para você ter tranquilidade e ainda diminuir seus custos. Confira as vantagens de terceirizar a gestão financeira para a Exacta Online.

1) Sua empresa economiza com implementações de softwares para ter uma gestão financeira de qualidade, tanto financeiramente quanto de tempo despendido.

2) Tendo uma contabilidade para cuidar da sua gestão financeira você tem qualidade no serviço pela experiência, tem uma equipe comprometida e, principalmente, bastante conhecimento da equipe que vai atender sua empresa.

3) Processo de contas a pagar e a receber muito mais organizado e controlado.

4) A segurança de que todos os processos e prazos serão cumpridos, inclusive burocracias.

5) Você pode focar totalmente nas suas atividades e no crescimento da sua empresa

Conte com o nosso conhecimento em contabilidade para realizar a gestão financeira da sua empresa, seja de Curitiba ou de Região Metropolitana.

Solicite um orçamento sem compromisso!

Entre em contato e saiba mais

Soluções inovadoras e marcantes!

Contato

Rua Maria Trevisan Tortato, 937
Novo Mundo – Curitiba PR
CEP: 81020-000

logo rodapé

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

× Como posso te ajudar?