Um inventário é um conjunto de meios que analisam a quantidade de produtos existentes em um estoque, identificando e classificando todos eles. É a partir dessa prática que o gestor consegue obter uma organização e um efeito positivo em cadeia para o seu negócio.

Além disso, existem mais algumas vantagens de se ter um controle por inventário para a sua empresa, como:

  • Facilita bastante o controle do setor financeiro da sua empresa;
  • Se tem mais clareza no momento de tomar decisões importantes para o negócio, pois elas serão embasadas por dados sólidos, reais;
  • Diminui as chances de se cometer erros que prejudiquem o seu negócio.

Essas são apenas algumas das vantagens propiciadas para quem conta com a ajuda de inventários.

Quais são os procedimentos necessários para inventário?

Se sua empresa é do ramo de vendas que pode englobar serviços, como bares, lanchonetes, ou qualquer empresa do ramo que vende alimentos e bebidas, você precisa ter um cuidado especial em relação ao estoque.

Toda a entrada e saída de qualquer produto precisa estar documentado, além de cuidar da validade de todos os produtos e, também, da identificação do produtor. Fazer esse gerenciamento do estoque vai te dar segurança e respaldo, além de otimizar tempo e evitar gastos e custos desnecessários.

Como é possível fazer um inventário com qualidade?

Para fazer esse controle, você pode seguir estes 5 passos abaixo:

Anotação de cada variação no estoque

Essa anotação é como se fosse uma ficha que deve constar em cada prateleira, pois ela vai controlar o que entrou e saiu daquela prateleira, especificamente, e vai facilitar o manuseio e o confronte com o que havia e o que há no estoque.

Controle o estoque

Aqui também podemos trabalhar com uma ficha de estoque, pois vai ficar registrado todo o histórico de cada produto que havia e que há ali, inclusive pode-se, depois, gerar gráficos de evolução de preços para esse produto e quando se consumiu mais ele.

Solicitação de mercadoria

Qualquer pessoa ou empresa que necessitar retirar uma mercadoria ou produto do estoque deve preencher essa solicitação, mediante assinatura do solicitante ou gestor.

Identifique a mercadoria

Para facilitar ainda mais o controle, é interessante que você tenha todas as mercadorias identificadas: nome do fabricante/produtor junto com todos os dados dele e de números de registros, e sejam cuidados por 2 pessoas somente. Mantenha o local fechado.

Inventário periódico

Você pode organizar para realizar um inventário periódico a fim de confrontar a pesagem e a contagem de todos os itens do estoque. Assim você consegue ter uma ideia do real consumo e qual período foi consumido mais. Exemplos de controle que você ter ao realizar um inventário periódico:

  • desempenho do estabelecimento: semanal, quinzenal ou mensal;
  • apuração dos produtos e de controladoria;
  • se houve distorções, você consegue contornar com mais agilidade;
  • separar os inventários por tipos de produtos.

Como funciona o inventário para empresas?

Primeiramente, sabemos que gerenciar um negócio nunca foi uma tarefa fácil. Se sua empresa trabalha com vendas, é fundamental que você tenha um estoque organizado, e de preferência, a partir de um inventário.

Ao invés de você mesmo, gestor, tentar realizar o inventário, é recomendável você terceirize a uma empresa de contabilidade. A Exacta Online pode te ajudar bastante com isso, pois além de sermos especialistas com números, garantimos a imparcialidade do serviço e a qualidade da prestação de serviços.

Quais as vantagens de terceirizar a realização do inventário?

Controle financeiro

Quando o estoque está devidamente organizado a partir de inventários, é muito mais fácil saber o que precisa ser reposto com urgência, o que pode esperar um pouco mais, o que está sobrando. Tudo isso evita desperdício de dinheiro e de tempo. Com a terceirização, garantimos um controle das informações com imparcialidade e entrega de uma análise.

Tomada de decisões

Saber quantos produtos sempre sobram e quais sempre faltam é algo que influencia e muito na tomada de decisões de um gestor. Isso porque permite até mesmo que ele descubra as preferências de seu público e possa encontrar maneiras de atendê-lo de uma forma cada vez melhor. Com o nosso relatório analítico, fica mais fácil você entender o que está acontecendo e tomar as decisões necessárias.

Evitar erros prejudiciais

Quando você tem controle total do estoque a partir de inventários, é possível evitar erros prejudiciais à empresa.

Imagine que sem o controle, você corre o risco de investir muito dinheiro em produtos que estão sobrando. Caso tenham prazo de validade curto, a sua empresa terá sofrido um enorme prejuízo no orçamento, e levaria um tempo para conseguir corrigir essa falha.

Mas, ao optar por realizar inventários, a empresa reduz consideravelmente as chances de estar sujeita a esse tipo de erro, que provoca efeitos negativos de forma geral.

Por que a Exacta Online?

Você, como gestor, precisa estar à frente de outras atividades para garantir o crescimento do seu negócio. Realizar inventários é algo que exige tempo e cuidado. Por isso, é só deixar isso sob nossa responsabilidade!

Nós, da Exacta, cuidaremos de todos os aspectos relacionados ao estoque, e te deixaremos a par de cada passo que for dado, para que você possa desenvolver a gestão da sua empresa e aproveitar os benefícios que os inventários oferecem.

Não espere mais para contar com essas vantagens. Solicite um orçamento!

Solicite um orçamento sem compromisso!

Entre em contato e saiba mais

Soluções inovadoras e marcantes!

Contato

Rua Maria Trevisan Tortato, 937
Novo Mundo – Curitiba PR
CEP: 81020-000

logo rodapé

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

× Como posso te ajudar?