Podemos dizer que sem as sociedades no mundo corporativo, muitas empresas poderiam nem existir, pois elas acabam viabilizando a criação de uma empresa. No entanto, é uma tarefa bem difícil cuidar da parte burocrática de uma sociedade, e é muito importante que quem faça a gestão dessa sociedade seja uma empresa imparcial, no caso, uma contabilidade societária, que é a área responsável por cuidar desses aspectos.

Essa especialidade da contabilidade surgiu há dezessete anos com a atualização do código civil. Desde então, tem deixado essa parte de sociedade bem mais clara para todos os que se envolvem nela.

Quais as responsabilidade de uma contabilidade societária?

A contabilidade societária cuida da Legalização de todos os processos em relação à sociedade de uma empresa. As responsabilidades são:

  • Avaliar o contrato e a intenção de sociedade;
  • Optar pelo melhor regime tributário para a empresa;
  • Verificar se todos os sócios estão a par da situação de seu negócio;
  • Avaliar se todos os sócios recebem o que é de direito de cada um deles, de acordo com a parcela de participação na sociedade da empresa;
  • Ajudar a controlar o caixa da empresa;
  • Responsabilidade do Sócio Administrador.

Como funciona a Legalização e Societário?

Quando se tem uma contabilidade societária cuidando da sua empresa, você tem algumas vantagens de conhecimento por parte do escritório contábil que envolvem burocracia, tempo dedicado e otimização de tempo e custos. Além disso, serão feitas análises específicas que vão impactar na formação da sociedade e sucesso da sua empresa. Confira!

Contratos Sociais e Atos Constitutivos

O Contrato Social da sua empresa é a peça-chave para garantir as particularidades da sua empresa dispostas num documento que vai reger a sociedade da sua empresa, e por consequência, a é a parte mais importante de todo o processo. Por mais que existam partes bem abrangentes e gerais que também existem para outras empresas, a especificidade descrita no Contrato Social é que vai determinar o sucesso dessa sociedade.

Essas particularidades societárias devem ser descritas em seu Contrato Social ou Atos Societários, justamente para que, de forma legal e rápida, possam ser resolvidos quaisquer atritos entre os sócios.

Se essas especificidades não forem descritas no Contrato Social, caso haja algum falecimento dos sócios, pode gerar muita confusão e problemas para os sócios que permanecerem à frente do negócio. Mas por que correr o risco de passar alguma aflição desse tipo? Tendo uma contabilidade societária, a elaboração de seu Contrato Social sai exatamente como ele deve ser!

Controle do caixa

Não importa o tamanho da empresa, é de suma importância controlar todo e qualquer gasto e/ou investimento que uma empresa faz. Portanto, controlar as finanças empresariais é extremamente importante, ainda mais quando a companhia pertence a mais de uma pessoa, como é o caso da sociedade.

Pensando no pagamento de salário aos sócios da empresa, temos que considerar que os gastos são maiores, visto que há mais de uma pessoa à frente do negócio. Por isso, a contabilidade societária cuida de registrar todos os pagamentos, despesas, investimentos e afins, para que se tenha conhecimento de todo o dinheiro que entra e sai do caixa da empresa, e todos os sócios fiquem a par desse valor final, que é calculado periodicamente.

Qual o melhor regime tributário?

O sistema tributário do Brasil não é fácil, é bem burocrático e pode gerar muitas dúvidas. Consideramos ele bem complexo. No entanto, se você tiver uma empresa contábil especializada em contabilidade societária, essa complexidade não chega a você, pois o escritório contábil vai analisar previamente a intenção da empresa, da sociedade, o ramo em que ela vai atuar, e já vai entregar a você a opção do melhor regime tributário que se adequa ao seu faturamento. Com isso, você já consegue avaliar e saber quais impostos deverá pagar.

Essa análise do escritório contábil é um pouco mais profunda que uma empresa que não tenha sociedade formada, pois existem muitos fatores que vão definir o melhor regime tributário para a empresa.

Situação do negócio

Um fato importantíssimo é que, infelizmente, muitos sócios acabam brigando, tendo atritos em determinados momentos, porque não há um controle financeiro eficaz na empresa. Algumas vezes, em uma empresa gerenciada por sociedade, alguém sempre acaba não acompanhando a situação do negócio.

O administrador, por conta de sua responsabilidade, financeiramente falando, deve cobrar esse acompanhamento de forma que conflitos futuros sejam evitados. Mas o que pode acontecer, por exemplo? Os sócios ficam sem saber quanto dinheiro está sendo gasto e/ou investido e, quando descobrem, podem não concordar com o valor que já se foi, entre tantos outros exemplos que causam conflitos.

Tendo uma contabilidade societária, ela vai ajudar a manter informadas todas as partes envolvidas na empresa sobre tudo que está sendo gasto, investido, usado devidamente ou indevidamente.

Nós, da Exacta, podemos te ajudar a cuidar da sua empresa e registrar devidamente todos os faturamentos, despesas e afins, para que seja mantida a ordem no ambiente de trabalho, bem como a saúde financeira do negócio! Além disso, deixe conosco a análise de legislação e societário para a sua empresa.

Solicite um orçamento sem compromisso!

Entre em contato e saiba mais

Soluções inovadoras e marcantes!

Contato

Rua Maria Trevisan Tortato, 937
Novo Mundo – Curitiba PR
CEP: 81020-000

logo rodapé

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

× Como posso te ajudar?