em Contabilidade, Contabilidade para Clínicas Médicas

A fisioterapia lida com pessoas para minimizarem e até se curarem de dores  e lesões. Para muitos desses proprietários de empresas de saúde e boa forma, essas tarefas exigem uma quantidade significativa de tempo e esforço. Isso exige do fisioterapeuta um gasto de energia, e dispensar mais horas para registrar suas finanças é para quem goste, conheça e tenha tempo.

Se está pensando em abrir uma clínica de fisioterapia, onde  terá a oportunidade de colocar em prática todo o conhecimento adquirido e ainda ser um empreendedor, saiba que vontade e conhecimento na área não bastam.

Para a abertura de empresa, terá que conhecer  todos os aspectos legais relacionados a sua atividade, além de ter um contador ou empresa de contabilidade especializada nesse tipo de negócio.

Além disso, se preocupar com os requisitos  de contabilidade pode facilmente desviar a atenção e deixar que seu negócio pare de crescer. Mesmo que seja óbvio a manutenção de registros dos serviços prestados, é comumente verificado que a contabilidade geralmente fica em segundo plano. 

A contabilidade para essa área de saúde dinâmica e meticulosa, é fundamental, seja para proprietário ou coproprietário de uma franquia ou empresa. 

Para tanto, vamos apresentar no texto a seguir, dicas de contabilidade para fisioterapeutas e suas clínicas.

Dicas simples de contabilidade para as Clínicas de Fisioterapia

  • Já que a realidade da fisioterapia é trabalhar hoje e receber daqui alguns dias ou meses,  fique por dentro das contas que você tem a receber. Portanto, mantenha as notas fiscais arquivadas com datas. Com relação à emissão de notas fiscais, essas são importantes para prevenir multas e penalidades perante ao Fisco. 
  • Equilibre os lucros e as perdas. Saiba quais meses são mais movimentados e quais são os meses lentos para  equilibrar suas despesas.
  • Mantenha as contas do negócio separadas de contas pessoais.É um método simples e que organiza as despesas, recibos, extratos e transações.
  • Faça um planejamento financeiro anual para dimensionar o quanto de investimento será necessário em equipamentos, infraestrutura, equipe e marketing.
  • Utilize a gestão contábil e financeira para manter o fluxo de caixa equilibrado, com boas margens de lucros.

Essa gestão contábil irá gerar e registrar receitas, controlar os custos/despesas, manter o pagamento de fornecedores e colaboradores em dia, atender as exigências legais em relação a questões tributárias e fiscais.

  •  Automatize o faturamento

A maioria dos tratamentos de fisioterapia exigem visitas duas a três vezes por semana e o cliente, muitas vezes, pede recibo ou fatura. 

Isso pode se tornar um montante enorme para arquivar. Portanto, facilite o atendimento fornecendo faturas por e-mail e utilize um sistema de faturamento automático. Não cometa o erro de não registar as entradas e saídas do  caixa. 

Entenda um pouco mais sobre automatizar o faturamento. Leia a seguir sobre as vantagens de um sistema nuvem.

Vantagens do Sistema Nuvem

As vantagens da contabilidade em Sistema Nuvem são inúmeras. As opções de tecnologia oferecem soluções de contabilidade e finanças baseadas nesse sistema nuvem que integram suas operações em uma plataforma simples e fácil de usar.

Por exemplo, se a clínica existir em mais de um local,  os dados podem ficar todos no mesmo sistema e serem controlados , automatizando a folha de pagamentos. Ou, se a fisioterapia é a domicílio, o faturamento e o registro pode ser feito no local, pois o acesso a conta é em qualquer hora e lugar. 

As soluções de software de contabilidade podem incluir: gestão de folha de pagamento, geração de relatórios financeiros, faturamento, integração direta com seu banco e contato direto do contador.

Assim, a agilidade das operações de contabilidade e a redução de custos, torna o processo eficiente. No final, terá a garantia de que todos os seus registros serão armazenados em um local de fácil acesso e seguro.

Questões contábeis e financeiras enfrentadas pelas Clínicas de Fisioterapia

O profissional de fisioterapia deve conhecer as obrigações fiscais como o pagamento de impostos. Como as finanças de uma clínica são flutuantes e saber quais despesas são dedutíveis e quais não são, é uma tarefa que dispensa tempo. 

Ao contratar uma equipe de contabilidade, esta fará a operacionalização dos seus processos de forma eficiente e eficaz, cumprindo a promessa de atendimento de qualidade.

Portanto, se o caso é abrir uma clínica de fisioterapia, existem alguns passos a serem seguidos como:

  • Enviar as documentações para elaboração do contrato social, formulários do cartório ou junta comercial
  • Assinaturas dos sócios com firma reconhecida e envio para registro
  • Oficializar o registro e obter o CNPJ, fazer cadastro na prefeitura para  solicitar as licenças necessárias
  • Registrar nos órgãos de classe e preparar a emissão de nota fiscal

Assim, como em qualquer negócio, ficar atento à gestão financeira e fiscal , há a garantia de sucesso e longevidade como empresa e  como prestador de serviços na área.

Sabendo um pouco mais: O fluxo de caixa

O fluxo de caixa é o registro de todas as entradas e saídas, serve para não atrasar pagamentos de fornecedores e pessoal e, principalmente, monitorar a entrada de pagamentos realizados, evitando atrasos e inadimplência dos seus clientes/pacientes. 

Para tanto, adquirir um sistema automatizado, que permita a análise do fluxo de caixa, identificando os pontos positivos e negativos do negócio,  irá  permitir tomar decisões mais acertadas e por consequência eliminar ou reduzir custos e melhorar seus  lucros.

Fique atento às boas práticas de gestão contábil para manter a qualidade do serviço e a satisfação dos clientes!

Sendo assim, após estas informações, podemos indicar que trabalhar com uma empresa de soluções contábeis, pode tirar todas essas tarefas  do dia-a-dia do seu prato. O profissional de contabilidade irá manter as finanças do seu negócio de fisioterapia.

Venha para a Exacta Online!

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

contabilidade para barbearia
× Como posso te ajudar?