Um departamento pessoal é de extrema importância dentro de qualquer empresa e ele cuida da parte mais burocrática em relação ao benefícios e direitos dos colaboradores.

Para estruturar um departamento pessoal é preciso entender que sem ele, seu negócio pode ficar prejudicado, pois podem ocorrer atrasos em pagamentos de salários, férias, podem ocorrer erros na documentação de rescisão de um colaborador, entre outras situações que podem ser desagradáveis e gerar desconforto.

Por isso, você pode terceirizar o seu departamento pessoal para um escritório de contabilidade, como nós, da Exacta Online.

O que seria um departamento pessoal?

Ele não é o departamento de Recursos Humanos. Essa é o que mais precisa saber, porque é muito comum essa confusão, pois em grandes empresas, o departamento pessoal fica dentro do departamento de Recursos Humanos, sendo uma subdivisão. Mas não, ele não efetivamente um RH.

O departamento pessoal tem o objetivo de organizar tudo que tem relação com direitos dos colaboradores, desde a admissão, contrato, benefícios, pagamento de salário, até a demissão e recebimento dos valores a que tem direito com a rescisão, compulsória ou não.

Esse departamento cuida de toda a parte funcional da empresa, incluindo frequência dos colaboradores, treinamentos para recém-admitidos e já efetivados. Digamos que ele é responsável por manter a máquina funcionando de forma organizada e precisa, sempre estando atento à legislação trabalhista e cuidando dos prazos e obrigatoriedades da empresa para com seus funcionários.

Que funções tem um departamento pessoal?

O departamento pessoal tem basicamente as mesmas funções de qualquer outro. Ele consiste em:

– Elaborar o contrato de prestação de serviços dos colaboradores;
– Pagar aos colaboradores o salário, as férias, o décimo terceiro e as horas extras;
– Garantir ao colaborador tudo o que tem direito, caso este seja desligado da empresa;
– Organizar e estruturar a participação do funcionário na equipe.

A Exacta Online é um escritório de contabilidade, localizado em Curitiba, e com mais de 22 anos de experiência. Nós podemos ajudar você a estruturar seu departamento pessoal para que você possa focar exclusivamente no crescimento do seu negócio.

Conheça a fundo algumas características do departamento pessoal

Admissão — praticamente tudo que envolve a admissão de cada colaborador é uma função do departamento pessoal. Desde o exame admissional e o contrato até as anotações que precisam ser realizadas na Carteira de Trabalho e Previdência Social;

Benefícios — cada empresa tem um pacote de benefícios aos colaboradores e é o departamento pessoal quem vai fazer a análise do melhor pacote a ser oferecido;

Demissão — assim como o processo admissional, o processo de demissão também é uma função do departamento pessoal.

Folha de pagamento — consiste na organização e cálculo da folha, com todos os valores já devidamente apurados. Precisa obrigatoriamente constar valor bruto, valor líquido, benefícios, descontos de INSS e IRRF;

Frequência — o departamento pessoal acompanha a frequência de cada colaborador, seja para pagamento de horas extras, banco de horas, faltas justificadas e injustificadas, atrasos, entre outros;

Treinamentos – podem ser treinamentos para colaboradores recém-admitidos, mostrando tudo que é necessário para desempenhar a sua nova função, como também para os já ativos, a fim de garantir uma reciclagem e atualização.

O departamento pessoal e a contabilidade

Por que terceirizar o departamento pessoal? Terceirizando seu departamento pessoal para o nosso escritório de contabilidade, você pode se concentrar mais no crescimento da sua empresa e deixar a parte burocrática de benefícios e direitos dos colaboradores conosco.

Isso é importante porque além de todas as funções do departamento pessoal que já vimos, podemos dar esse suporte para uma área que é praticamente uma base de dados de funcionários da sua empresa. No que isso contribui? Ao cuidarmos desses dados para você, você sempre os receberá de forma compilada, com datas e fatos exatos, além das informações terem bastante precisão. Você poderá analisar colaborador a colaborador e saberá quais podem receber uma promoção, quais precisam de uma advertência, e até quais precisam ser desligados.

Além disso, garantimos tudo dentro da legislação trabalhista, respeitando leis e prazos para que sua empresa não corra o risco de ser onerada. Ter uma contabilidade cuidando do seu departamento pessoal só traz benefícios a você e a sua empresa.

Solicite um orçamento sem compromisso!

Entre em contato e saiba mais

Soluções inovadoras e marcantes!

Contato

Rua Maria Trevisan Tortato, 937
Novo Mundo – Curitiba PR
CEP: 81020-000

logo rodapé

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

× Como posso te ajudar?