em Economia

A pandemia da COVID-19 mudou o cenário econômico atual, gerando a dúvida de onde investir durante a crise que ela causou. Afinal, o consumo de produtos desacelerou, muitas micro e pequenas empresas estão fechando suas portas e os prejuízos cada vez mais estão sendo computados no mercado econômico brasileiro.

A procura por investimentos torna-se preocupante, pois devido às ações acabarem sofrendo muitas oscilações na Bolsa, o que pode promover perdas ou lucros, os investimentos na própria empresa, ou em outras, com a finalidade de se ter uma reserva de emergência, também não despertam seguridade.

Então,o que fazer neste momento?

Continue lendo…

Por que investir?

Inúmeras podem ser as respostas para essa pergunta, não é? Mas, amos elencar aqui alguns pontos positivos que o investimento pode proporcionar.

Garante a tranquilidade financeira; realiza sonhos; permite maior seguridade para situações de emergência; aumenta o patrimônio pessoal ou da empresa; proporciona realizar inovações… Enfim, só traz resultados que promovem bem estar e segurança para o futuro!

Para tanto, é preciso saber investir. Por isso, para saber investir, tem que aprender a investir!

O investimento não pode ser entendido como poupar e gastar. Ao fazer um investimento, o valor aplicado terá rentabilidade por um período determinado. Sendo assim, promove o planejar, desenvolver ações para melhoria da qualidade de vida, seja a sua, de sua família ou de seu negócio.

Um dos benefícios em aprender sobre investimento, é poder construir um futuro melhor!

Se comparar uma previdência pública ou privada com títulos públicos, qual seria a melhor escolha?

Os títulos públicos oferecem rentabilidade e baixo risco de perda, enquanto a previdência , a rentabilidade é baixa e o período de tempo para usufruir desta é de longo prazo.

Sendo assim,aprender a investir é significativo para levar uma vida confortável, sem estresse, pois há a garantia de poder usufruir de seu dinheiro nas horas precisas.

Portanto, a seguir, temos alguns exemplos de investimentos considerados de baixo risco e seguros para você, caro leitor, poder fazer uma breve análise, principalmente nesse momento obscuro em que estamos vivendo.

Quais são as opções para investir durante a crise?

Conforme vimos aqui, é importante continuar investindo apesar de todo o impacto que a COVID-19 está causando na economia do mundo. Mesmo com tudo isso, as oportunidades de investimento seguro ainda são possíveis. No entanto, é muito importante que você realize um estudo prévio para poder decidir pelo melhor tipo de aplicação para você ou para sua instituição.

Sendo assim, disponibilizamos três ideias de investimentos com riscos baixos, como um meio alternativo, para gerar uma renda extra para sua empresa durante este período de incertezas que estamos vivendo. Confira!

CDB

Um exemplo de investimento a se citar é o CDB (Certificado de Depósito Bancário),o qual, torna-se atrativo pela segurança e vantagem que fornece, pois, disponibiliza o Fundo Garantidor de Crédito. Na prática este investimento é como um empréstimo de sua empresa à uma instituição bancária com remuneração predeterminada. Sua liquidez pode ser escolhida porque o rendimento pode ser diário ou anual.

O rendimento do CDB tem a possibilidade de ser prefixado ou atrelado a um índice (pós-fixado), como o Certificado de Depósito Interbancário (CDI), o qual se refere a uma taxa que segue próxima à Selic (juros básicos da economia). No entanto, a desvantagem deste investimento é a incidência do Imposto de Renda.

LCA/LCI

Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) e Letras de Crédito do Imobiliário (LCI) promovem rentabilidade em torno de 4% acima da inflação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) atualmente. Isto se traduz em um ganho real de compra. São tributadas da mesma maneira que um CDB, dependendo do tempo da aplicação, mas, também contam com a ajuda do Fundo Garantidor de Crédito, o que é considerado como vantagem. Entretanto, sua desvantagem está relacionada ao prazo de vencimento.

Atualmente, para incentivar o investidor, conforme a aplicação em LCA ou LCI, o Governo Federal deixou esse tipo de investimento livre da cobrança de Imposto de Renda (IR).

Renda Fixa

A renda fixa é um investimento com regras estipuladas como prazo e forma de remuneração a ser paga ao investidor. A vantagem está na previsão do rendimento, pois as taxas e indexadores de remuneração são previamente definidos. Este tipo de investimento nada mais é que um empréstimo em dinheiro para uma entidade em troca de pagamentos com juros dentro de um período de tempo.

Bastante popular, este investimento oferece menos riscos e não exige grande quantia em dinheiro para começar a aplicar. A oportunidade é que o investidor raramente terá prejuízo ou rentabilidade negativa, diferente de lotes de ações que sofrem variadas oscilações, sem previsão de ganhos.

Sendo assim, os investimentos em renda fixa são empréstimos para instituições bancárias ou financeiras que dão suporte e crédito para diversas operações e sua rentabilidade serão os juros recebidos por este empréstimo.

Estas são as oportunidades atuais do sistema financeiro disponíveis ao investidor com baixo risco, e que podem trazer uma certa tranquilidade e visão de um futuro mais promissor.         

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

fusao-de-empresas-pode-ser-saida-para-criseempreendedorismo-e-inovacao-sao-dois-lados-da-mesma-moeda
×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?