em Gestão empresarial

Empreendedorismo e inovação têm a ver com capacidade de criar, inventar, ter ideias originais de negócios, propor novas ferramentas de trabalho, direcionamentos, realizar projetos, seriam apenas talento? Competência? Pode ser desenvolvido ou aperfeiçoado?

Quando se fala em inovação e empreendedorismo, talvez sejam esses alguns dos questionamentos que surgem, não é mesmo? O que seria isso? Empreendedorismo inovador?

Assim, para entender melhor esses dois substantivos, leia o texto a seguir para compreender as suas importâncias, pois, diante de um mercado cada vez mais competitivo e exigente, é necessário criar estratégias, com a finalidade de diferenciar-se em atingir objetivos vantajosos em relação aos concorrentes.

Vamos conferir!!

O que é empreendedorismo?

Dentre todas as definições que pode-se encontrar, empreendedorismo se conceitua como: tomar iniciativa; organizar e/ou reorganizar mecanismos sociais e econômicos;  transformar recursos e situações para proveito prático, aceitando os riscos e os fracassos (SHAPERO, 1975).

E,empreendedor é aquele que tem a autonomia de criar algo diferente dos já existentes, com valor, dedicação e compreensão dos riscos sociais, financeiros, ambientais e físicos. Suas qualidades mais apreciadas são a persistência, autoconfiança, conhecimento, o saber planejar e, principalmente, ter iniciativa.

Para as empresas de pequeno, médio e grande porte, o empreendedorismo vem para implementar, acrescentar novos negócios ou transformações nos já existentes. Está intrinsecamente relacionado  com a  inovação, pois esta vem permitir e promover melhorias dentro de um único setor em uma empresa ou para produzir e criar um novo negócio ou produto.

O que representa a inovação?

Inovação tem conceito variado, pois depende de sua aplicação. São infinitas as possibilidades e múltiplas aplicações em inovar um produto, uma ideia, uma tecnologia. Porém,o que realmente importa é que a inovação abre caminhos para a evolução , desenvolvimento  e mudanças de diversas áreas e no modo de vida da sociedade.

Inovação é a representação da modificação, mudança ou transformação como uma oportunidade para um projeto, negócio, produto ou serviço diferente. Inovação é criar algo que tenha utilidade, diferenciação do que já existe e gere lucros. 

Ao inovar, a probabilidade de sucesso trará inúmeros benefícios para empresas e negócios porque segundo especialistas, a inovação promove aumento das vendas; ampliação do contato com os consumidores; acompanhamento de resultados; redução de tempo e custos, o que é  fator primordial para qualquer empreendedor de sucesso.

Esta, se relaciona com a criação, quebra de paradigmas em modelos padrões de negócios ou serviços para novos produtos e serviços. É uma habilidade que deve ser utilizada através da informação, capacitação e desenvolvimento da criatividade. Pontos fundamentais para o destaque da empresa no mercado, ou para o sucesso de um idealizador.

Empreendedorismo e inovação

De maneira geral, para a sociedade, o empreendedorismo tem como importância a criação de empresas; geração de trabalho e renda; impostos e taxas; melhorias na qualidade de vida e circulação de capital.

Entretanto, se é fundamental destacar a empresa no mercado, esta deve desenvolver sua identidade inovadora, e, para isso, primeiramente deve existir o envolvimento e vontade da direção da empresa; a disseminação do seu conceito e o desenvolvimento de programas de capacitação para estimular, valorizar e premiar as ideias e sugestões dadas pelos colaboradores participantes da instituição.

Amazon, Nubank e Cielo são exemplos de empresas que apostaram em inovação utilizando a inteligência artificial como base de sustentação de sua estratégia de negócios. Como também, o coworking se caracteriza como espaço próprio para criatividade e inovação de diversos setores, pois permite um ambiente de trabalho livre e fértil de colaboração e participação.

A cultura inovadora gera um ambiente favorável ao empreendedorismo, pois, afinal, permite e motiva a participação de equipes; a geração de novas ideias e melhoramentos; flexibilidade de gestão; criação de novos serviços, projetos e produtos.

O empreendedorismo inovador tem como característica manifestar o processo criativo na prática e para isso, requer investimento em capacitação e conhecimento. Entretanto, para  se ser um empreendedor inovador, algumas características e qualidades devem imperar,ou seja, este tem que saber identificar um problema e o solucionar com criatividade e praticidade, e também, ter uma visão sistêmica de todo o processo.

Sendo assim, para empreender um ambiente inovador deve-se apreciar as vantagens competitivas sobre a concorrência e saber gerar bem estar e satisfação para  novos empreendedores e colaboradores.

Afinal, não basta apenas empreender, é necessário inovar, com objetividade, criatividade e capacidade!

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

onde-investir-durante-a-criserecuperacao-economica-vacina
×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?