O Governo Federal liberou o auxílio emergencial apenas para a utilização de forma virtual, ou seja, através do cartão de débito virtual do Caixa Tem. Portanto, saques e transferências não estão autorizados no momento, sendo preciso consultar o cronograma estabelecido pela Portaria do Ministério da Cidadania nº 386/20.
O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirma que dessa maneira haverá uma diminuição da necessidade de saques em espécie do valor de R$ 600,00 do auxílio emergencial, o que acabará reduzindo as filas em agências da Caixa. Guimarães declarou: “Não precisa sacar. Basta movimentar o dinheiro de forma digital para fazer as compras”.
O que muitos comerciantes não sabem é que existe como vender aos clientes através de maquininhas da Cielo, com ou sem fio e também através do PicPay, sendo um estabelecimento credenciado. De fato, o desconhecimento dessas opções tem feito muita gente perder venda e, consequentemente, muitos clientes decepcionados por não conseguir realizar as compras desejadas.
Com o cartão de débito virtual do auxílio emergencial é possível pagar mantimentos e produtos de higiene, quitar boletos e usar o valor em itens de farmácia ou combustível. Além disso, outra alternativa de uso são compras pela internet e, também, através do aplicativo PicPay, é possível quitar boletos e pagar estabelecimentos e pessoas.
Empresas como Casas Bahia, Shoptime, Lojas Americanas e os Supermercados Extra, entre outras, aderiram ao sistema de venda online, sendo que a Caixa informou que já são mais de 700 empresas habilitadas ou em fase de adesão à plataforma.
Como realizar a venda através das maquininhas para pagamento com o auxílio emergencial
Segue o passo a passo:
- Primeiramente, precisa ter alguma máquina da Cielo que já permita o pagamento com QR Code, pois elas já estão automaticamente habilitadas – Cielo LIO, Flash, ZIP, com ou sem fio.
- O beneficiário precisa acessar o aplicativo Caixa Tem e escolher a opção pagar na maquininha.
- A câmera do celular automaticamente abrirá e o usuário deverá apontá-la para o QR Code que aparecerá na maquininha.
- Após conferir o valor da compra, apertar o botão “confirmar” na tela do celular.
- Em seguida, a maquininha do cartão imprimirá o recibo dizendo que a compra foi efetuada. Uma via ficará com o estabelecimento e outra com o cliente.
Como realizar a venda através do Super Link e do e-commerce da Cielo
- Acesse o site Cielo com seu login e senha
- Depois, vá no menu “Vendas Online”, na opção Super Link (ou Checkout, caso seja e-commerce)
- Acessar a Aba de configurações
- Habilitar a opção Débito Elo*
- Pronto. O cliente já está apto a aceitar o auxílio
- Na hora do pagamento, o portador deve escolher a opção Débito Elo
Como realizar a venda através do PicPay
O aplicativo Caixa Tem criou uma espécie de sala virtual de espera para que as pessoas possam acessar sua poupança digital no aplicativo. O tempo de espera chega a passar de 4 horas, muitas vezes. Por isso, muitos beneficiários estão aderindo ao PicPay, um aplicativo de pagamentos.
A Caixa liberou o cadastro do cartão de débito virtual Caixa Tem no aplicativo realizando a transferência do dinheiro da poupança digital para o PicPay, possibilitando que milhares de beneficiários consigam realizar compras online, pagar pessoas, estabelecimentos e, principalmente, boletos, de forma fácil.
Primeiramente, cadastre-se como PRO no aplicativo PicPay. Devido à pandemia, não serão cobradas taxas. Agora, confira o passo a passo para vender pelo PicPay:
Se você estiver vendendo online, você tem 2 opções:
- Forneça o seu usuário ao seu cliente para que ele realize o pagamento via app.
- Clique em “Cobrar” na tela inicial e, depois, em “Enviar cobrança”. Compartilhe o link com seu cliente.
Se você estiver vendendo em seu estabelecimento físico, você pode fazer de 2 formas:
- O pagamento pode ser feito também via QR Code
- Você também pode fornecer o seu usuário ao seu cliente para que ele realize o pagamento via app.
Não perca mais vendas durante esse período de crise que estamos vivendo. Ofereça aos seus clientes o máximo de opções possíveis para que eles consigam utilizar o auxílio emergencial. E se você precisar de ajuda com sua gestão financeira nesse momento de crise, nós podemos ajudar!