Consultoria contábil: já ouviu falar? Vamos criar um raciocínio aqui. Já pensou o quão significativo é o papel do seu contador para você, empresário? É possível que temas como finanças, cálculo de tributos e documentação venham à sua mente. De fato, são atividades que fazem parte do dia a dia do profissional contábil e devem ser cumpridas.
Entretanto, o fato aqui é: como se beneficiar do empresário contábil mesmo estando nesse manicômio burocrático no qual o Brasil está inserido e fazer a diferença? Para tanto, se faz necessário sair apostando na consultoria contábil, e isso significa buscar profissionais preparados e entendidos do assunto, além de serem habilidosos na profissão e não terem medo.
Como saber que investir na consultoria contábil é promissor?
Através da consultoria contábil, as empresas podem obter retornos significativos com um trabalho bem feito.
Assim, não se esqueça de buscar um profissional qualificado, que mostre para você, empresário, não o valor da contabilidade, mas o benefício que determinadas informações contábeis podem proporcionar a você e ao seu sistema de trabalho.
Além disso, é preciso entender que às vezes o empresário necessita de ajuda, pois não sabe como cuidar das suas finanças, não entende absolutamente nada do que é um bom LAJIDA, ou lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização. Além de não saber o que é uma boa liquidez corrente, algo que pode prejudicar diretamente o negócio dele, fazendo com que não consiga honrar com as obrigações decorrentes deste cálculo.
Pensar em como fazer sua empresa prosperar é o caminho.
O que os empresários buscam na consultoria contábil?
Apostando na consultoria contábil você estará aproximando possibilidades. Esse relacionamento é norteado pela confiança. Seria como um “médico de família”, aquele médico que atende uma determinada família por muitos anos, passando por filhos, netos e avós. Da mesma forma o profissional da contabilidade, porque ele se torna o “médico” dos negócios da empresa, talvez por toda uma vida. E é isso justamente que os empresários devem buscar.
Primeiramente, é preciso entender que talvez você não saiba diagnosticar os próprios problemas. Nesse caso, o papel do contador não seria criar uma necessidade, mas mostrar a necessidade de tomada de algumas ações para corrigir possíveis falhas que possam impactar na estratégia do negócio.
Existe uma grande demanda dos empresários contábeis por consultoria e isso está registrado em um boletim do SEBRAE de 2016. Há quatro anos, já se sabia que a única forma de sobrevivência das empresas seria por meio da consultoria contábil.
Parafraseando o que diz o relatório, é visivelmente grande a distância entre oferta e demanda por serviços de consultoria, como: Planejamento tributário do negócio; Recomendações para melhorar o negócio; Relatórios de desempenho e diagnósticos; Apoio na gestão financeira; Apoio para acessar linhas de crédito; Elaboração de Plano de Negócios e assim por diante. Ou seja, o empresário precisa, e busca, mas não encontra, pois não é mostrado o conhecimento por parte dos contadores.
O relatório ainda considera a ideia de que os escritórios de contabilidade passem a trabalhar como consultores das empresas. É pontuado que 61% das empresas estariam dispostas a pagar pela consultoria contábil.
O caminho é a consultoria contábil
Ao apostar na consultoria contábil, saiba que será vital estar à disposição do sue contador. ele precisa ser informado de tudo que tange o seu negócio. Alinhe sua equipe. Invista em tecnologias que poderão te proporcionar mais tempo para a saúde do seu negócio.
Além disso, gerencie a experiência do seu cliente, empresário
O gerenciamento da experiência do cliente é a prática de projetar e reagir às interações dos clientes para atender ou superar suas expectativas, levando a maior satisfação e lealdade ao cliente.
Empresas que não conseguem gerenciar com sucesso a experiência do cliente estão frequentemente adotando uma abordagem fragmentada; ou seja, eles estão olhando para os diferentes fatores que impulsionam a experiência do cliente para descobrir como cada um pode ser melhorado. Enquanto eles estão fazendo isso, eles não estão dando a devida consideração para como cada fator influencia os outros.
Essa abordagem sustenta o caos que causa uma gestão mal sucedida da experiência do cliente. Ao tomar uma abordagem mais organizacional e holística para uma estratégia de experiência do cliente, leva mais à satisfação e à lealdade do cliente.