em Gestão empresarial

A tecnologia se tornou uma grande parceira de muitos negócios que buscam melhorias na sua comunicação, processos e tomadas de decisão, além de proporcionar um controle interno que agrega valor aos empresários. É cada vez mais necessário se adaptar a esse cenário que se desenvolve com a velocidade da luz. Em contrapartida, se faz necessário encontrar o ponto de equilíbrio entre atendimento humano e tecnologia.

Como fazer uso desse bem indispensável sem prejudicar o atendimento prestado aos clientes?

Atendimento humano e tecnologia nas empresas

As empresas têm a missão de conciliar o atendimento humano com o digital. 

É mais do que sabido que a tecnologia está cada vez mais frequente nos negócios, pois com ela é possível agilizar o atendimento e a produtividade da equipe.

No entanto, a boa notícia é que existem alguns recursos tecnológicos que garantem a eficiência e ajudam a promover um atendimento personalizado e de alta qualidade.

Quer saber mais? Confira aqui nossas dicas de como tornar seu escritório mais tecnológico, sem perder o atendimento humanizado.

Como a tecnologia mudou o atendimento 

Os avanços da tecnologia têm transformado o atendimento empresarial. Cada dia mais encontramos empresas que utilizam chatbots, aplicativos e plataformas online para atender os seus clientes com agilidade e precisão. Sendo assim, com a inclusão desses recursos na rotina, os profissionais conseguem desenvolver um relacionamento próximo com o cliente, sem gerar dependência.

Um bom exemplo disso, são as plataformas online, nas quais o profissional acompanha em tempo real o que está sendo realizado. Apesar desses recursos promoverem tantos benefícios, é importante que o empresário saiba equilibrar o atendimento humano com o robotizado.

Isso implica em entender que a tecnologia é apenas uma forma de agilizar os procedimentos e essa proximidade permite que o profissional torne-se um parceiro estratégico do negócio.

Dicas para ter um escritório tecnológico e humanizado

Tornar o seu negócio mais tecnológico sem perder o atendimento humanizado não é uma tarefa impossível. Hoje em dia, existem recursos digitais que aumentam a produtividade dos serviços e garantem uma proximidade com os clientes.

Para comprovar isso, selecionamos abaixo algumas dessas ferramentas e outras dicas para garantir a excelência no atendimento. Vamos lá?

Invista em canais de atendimento ao cliente

As empresas modernas contam com canais digitais de atendimento ao cliente. A prova disso, é que muitos sites são equipados com chatbots e chats online.

Os chatbots são robôs programados para responder as perguntas mais frequentes dos clientes. Eles têm ganhado força no mercado por estarem disponíveis durante 24 horas por dia e 7 horas por semana.

No entanto, esses robôs devem prestar apenas um contato inicial. Para garantir um atendimento humanizado, é importante que a equipe do escritório continue o contato com o cliente.

Para isso, podem ser usados aplicativos como Skype, Telegram ou WhatsApp que não geram custos e são eficientes. Dessa forma, você demonstra que está preocupado com o cliente.

Use plataformas de gestão

As plataformas de gestão online são recursos que agilizam e permitem que o atendimento humano seja feito de maneira mais próxima. Atualmente, as empresas usam essas plataformas porque elas oferecem recursos como:

  • Compartilhamento de dados;
  • Chats online;
  • Elaboração de relatórios.

Através desse recurso, os profissionais podem acompanhar em tempo real o desenvolvimento de projetos para o cliente. Além disso, tem a possibilidade de enviar mensagens diretas para esclarecer questionamentos.

Apesar de ser um contato virtual, os clientes sabem que do outro lado da tela está um profissional preocupado com o seu negócio.

Opte por agendas virtuais para controle de prazos

Por falar em compartilhamento de dados, a agenda online é um recurso que pode ser utilizado para garantir o cumprimento de prazos. Nela, é possível agendar as datas de envios de documentos diversos. Além disso, o profissional pode compartilhar essa agenda com os clientes. Assim, ele sente que é parte do processo como um trabalho em equipe.

A boa notícia é que existem aplicativos gratuitos ou integrados em sistemas que realizam esse processo. Caso opte por um app, uma boa opção é o Google Agenda. Ele oferece recursos úteis, gratuitos e online que são compatíveis em notebooks e smartphones, os clientes e sua equipe irão adorar.

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