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07 Lições Sobre Empreendedorismo Para Você Montar Uma Clínica Médica De Sucesso!

07 Lições Sobre Empreendedorismo Para Você Montar uma Clínica Médica de Sucesso!

“Montar uma clínica médica de sucesso é como estruturar uma nova casa. Para construir uma base sólida, é necessário um bom planejamento e o conjunto correto de profissionais e ferramentas.”

Quando se trata de montar uma clínica médica e estrategicamente comercializar os serviços do seu empreendimento de saúde, é importante evitar tomar atalhos que mais tarde exijam “reformas” caras e demoradas.

Por isso, no artigo de hoje trazemos 07 lições sobre empreendedorismo para você montar uma clínica médica de sucesso, aumentar o volume de pacientes e alcançar suas metas financeiras o mais rápido possível. Boa leitura doutor…

1 – O que diferencia você e sua clínica médica?

Para montar uma clínica médica de sucesso, você precisa ter todas as informações sobre o seu empreendimento à sua disposição, para que assim, você desenvolva as melhores estratégias de crescimento do negócio. Para isso, você precisa responder a algumas perguntas:

  • Você sabe o que seus pacientes mais valorizam em você como médico?
  • Quais os benefícios e resultados importantes que você fornece as seus pacientes? 
  • Você conhece todos os seus concorrentes?
  • Você sabe o que os seus concorrentes oferecem?
  • Quais são os seus diferenciais exclusivos que tornam sua clínica médica única para que todos a considerem como um local diferenciado?

Todas essas informações devidamente mapeadas, ajudarão você a articular com clareza os princípios orientadores e os benefícios que irão diferenciar o seu negócio na área da saúde.

Uma das melhores maneiras de entender os diferenciais de sua clínica é pedir feedback aos seus pacientes, por exemplo, se você conduzir cerca de 6 entrevistas sobre o assunto com alguns deles, os temas começarão a surgir, destacando o que é especial sobre você como médico e como um centro de atendimento clínico. 

Ao entender o que é único em seu negócio na visão de seus pacientes, e o que o diferencia de seus concorrentes, você poderá criar uma comunicação de marketing clara e objetiva. 

2 – Ao pensar em montar uma clínica médica, crie uma identidade de marca exclusiva!

A marca de sua clínica médica é um reflexo direto sobre quem é você como profissional médico e como pretende se posicionar em um mercado tão competitivo. Basicamente é o que poderá destacar você da multidão. 

Criar um nome exclusivo e uma tagline marcante é o primeiro passo no desenvolvimento de sua marca. Pense no que melhor capta a sua essência como profissional e a essência da sua clínica. Outro detalhe importante, é você pensar no que funciona bem para os motores de busca da web, pois a internet pode ser sua maior fonte de atração de novos pacientes.

É importante pesquisar nomes em potencial para ver se (e onde) eles já estão sendo usados ​​e evitar problemas de violação dos direitos de marca registrada. Como encontrar um domínio (endereço de sua clínica na web) disponível pode ser desafiador, é melhor pensar no nome de sua clínica e no domínio web ao mesmo tempo.

Por exemplo:

Nome da Clínica = Montar uma Clínica Médica

Dominio web = www.montarumaclinicamedica.com.br

O próximo passo é criar um logotipo exclusivo e profissionalmente projetado — e não uma imagem qualquer feita por “seu sobrinho” — que represente efetivamente sua clínica. Considere quais elementos são mais adequados, por exemplo: 

  • Você quer uma aparência mais informal ou elegante? 
  • Você está inclinado às novas tendências ou mais tradicional? 
  • Você quer uma sensação mais profissional ou mais pessoal? 

Se criada deliberada e profissionalmente, sua marca comunicará rapidamente o tom, a personalidade e os valores de sua clínica. Isso ajudará a moldar sua reputação no mercado da saúde.

3 – Ao pensar em montar uma clínica médica — Faça o básico

Após definir sua Identidade Visual de Marca — FAÇA O BÁSICO! Comece projetando cartões de visitas, bem como, papéis timbrados e envelopes com o logo da clínica. Se você decidir criar um folheto ou folder, certifique-se de que ele seja consistente com sua marca e tenha um design profissional. 

Acomode os cartões e os folders disponíveis para os pacientes em sua recepção e deixe os clientes a vontade para levá-los e indicá-lo aos amigos e parentes. O marketing boca-a-boca é uma das melhores táticas de atração de novos pacientes.

Como você está no processo inicial de montar uma clínica médica, contrate  pequenas quantidades destes materiais gráficos, pois você provavelmente terá que ir ajustando sua mensagem comunicacional ou terá que adicionar novos detalhes específicos após os primeiros meses. 

4 – Crie um site poderoso e estratégico

Começar com um site institucional de 5 a 6 páginas ajudará a manter seu orçamento de marketing alinhado. Você poderá sempre ir adicionando mais conteúdo ao longo do tempo, desde que você considere já no início, como você espera expandi-lo e crie uma estrutura de layout e navegação para acomodar suas necessidades eventuais. Comece a projetar e desenvolver seu site uns 6 meses antes da data de abertura da clínica médica e, dois a três meses antes de inaugurar, publique-o na web e vá fazendo os ajustes de otimização para os motores de busca.

O site inicial serve a dois propósitos principais, por isso, você precisa de um site!

  • criar reputação e credibilidade boca-a-boca
  • e para converter os visitantes do website em novos pacientes.

5 – Promova sua clínica médica antecipadamente e de forma frequente

Se você tiver uma carteira de pacientes que são “fiéis” a você e que, com certeza, irão acompanhá-lo até sua nova clínica e, é claro, seu contrato “de não concorrência” em seu atual local de trabalho permitir, envie mensagens via e-mails, SMS, Whatsap e até mesmo uma carta personalizada antes da data de sua inauguração de seu novo empreendimento para cada um desses pacientes.

Informe-os sobre os detalhes de sua intenção ao montar uma clínica médica própria e incentive-os a visitar o novo endereço. Você pode colocar um anúncio nas redes sociais e também em algum jornal ou revista local.  O importante é que esses anúncios e mensagens sejam disciplinadamente frequentes.

6 – Promova um evento de pré-lançamento da clínica

Considere promover um evento de pré-lançamento de sua nova clínica médica. Planeje uma recepção para amigos da classe médica, alguns pacientes influentes, algumas autoridades da região como, políticos, líderes religiosos, líderes de instituições de ensino, diretores de associações de comércio local, dentre outras pessoas consideradas influentes no bairro ou cidade que você deseja sediar seu empreendimento.

Essa recepção, caso você considere promovê-la, deve ser realizada dentro de 1 a 3 meses antes da data de abertura da clínica. A intenção é construir relacionamentos e impulsionar suas estratégias de marketing durante a fase de lançamento de seu empreendimento. Torne conhecida suas intenções, apresente sua equipe de trabalho e mostre-se receptivo à comunidade local, pois este pode ser o grande diferencial de sucesso do seu negócio.

Escolha um local atraente e agradável e estruture sua forma de apresentação da clínica, pois ao apresentar sua nova clínica aos pacientes e a comunidade médica local, você terá apenas uma chance de causar uma excelente primeira impressão. Use essa oportunidade para montar uma clínica médica e iniciar suas atividades com os “dois pés direito”, gerar sucesso logo no início e aproveitar um ótimo retorno do seu investimento em marketing.

7 – Conte com a parceria de uma assessoria contábil especializada

Uma Assessoria Contábil Especializada desempenha um papel fundamental no sucesso de uma clínica médica . Como a espinha dorsal do negócio, os serviços de contabilidade, quando executados por profissionais especializados em contabilidade para clínicas médicas, permite que o empreendimento atue com todo o foco e potencial. Sem uma assessoria contábil eficiente, seria impossível para qualquer tipo de organização médica operar de maneira econômica e lucrativa.

Uma assessoria contábil e fiscal garante segurança e tranquilidade aos gestores de que a clínica médica esteja em conformidade com todas as burocracias e exigências dos órgãos reguladores e do fisco, de modo a evitar fiscalizações, autuações, multas e/ou fraudes fiscais.

Além disso, no processo de abertura da clínica médica, uma equipe de contabilidade especializada poderá realizar análises para definição do tipo societário e do melhor regime tributário para médicos e profissionais da saúde, de modo a reduzir os custos e projetar uma maior lucratividade ao negócio desde a sua fase de arranque.

Ao montar uma clínica médica, a maior preocupação do médico empreendedor deve ser o fator mais importante dentro do cenário que se apresenta, isto é: a satisfação total dos pacientes. Mas, para que isso aconteça conforme o planejado, a parceria com uma equipe de especialistas em contabilidade médica é fundamental para que a empresa opere com base em informações precisas, e assim tenha uma gestão financeira sustentável e eficiente .

Somos uma Empresa de Assessoria Contábil e Fiscal em Curitiba – PR. Temos uma equipe de especialistas em Contabilidade para a Área da Saúde totalmente preparada e a postos para realizar um diagnóstico preciso de seus negócios na área da saúde.

Que tal marcarmos uma consulta doutor e assim, definirmos juntos, todos os procedimentos para que você possa montar uma clínica médica de sucesso, hein?

Estamos ansiosos para receber você e iniciarmos logo as condutas legais, contábeis e fiscais prescritas, pois queremos que tenha total tranquilidade para cuidar da saúde de seus pacientes, enquanto nós cuidaremos da saúde financeira do seu empreendimento médico. Legal essa ideia né?!

Um forte abraço Doutor e até breve…

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