Sabia que tem diferença entre situação econômica e financeira de uma empresa? Exatamente! Não são a mesma coisa. São análises distintas, mas que acabam se complementando para uma boa análise da real situação da empresa. A diferença é bem simples. Veja!
Situação financeira é relacionada ao caixa, aos recursos disponíveis na sua empresa. Pode ser analisado de um modo geral, como pode ser analisado em um período específico.
Situação econômica é a situação contábil, lucro/prejuízo, apurada pelo regime de competência.
Acontece de uma empresa ter uma boa situação econômica, mas ao mesmo tempo não ter uma boa situação financeira. Exemplo: excesso de clientes a receber ou estoques elevados.
Vamos ampliar? Continue lendo.
O que é situação econômica?
Esta expressão tem a ver com o âmbito contábil de um negócio, a saber: os prejuízos e os lucros que são apurados dentro de seu regime tributário.
A empresa com uma situação econômica positiva tem grande quantidade de bens e direitos, que formam o seu patrimônio bruto.
Isso significa que o que faz parte do patrimônio não foi conseguido por meio de financiamento ou aporte de outros: o que está em seu poder diz respeito ao Patrimônio Líquido (ou riqueza) da empresa.
Neste sentido, o gestor contábil precisa avaliar regularmente os resultados contábeis ddo seu negócio, a fim de entender se o negócio está dando lucro ou prejuízo.
E o que é situação financeira?
Por outro lado, a situação financeira está diretamente relacionada com o caixa da empresa, a saber os rendimentos e as despesas que a empresa tem ao longo de um período, o que constitui seu orçamento, podendo ser negativo ou positivo.
Se a empresa tem recursos financeiros para cobrir suas obrigações urgentes e as contas a pagar do período, tudo estará tranquilo com sua situação financeira.
Entretanto, se a empresa não traz recursos suficientes para honrar seus compromissos, sua situação financeira será bastante negativa.
Dentro do plano financeiro, o gestor contábil deve ficar de olho no corte das despesas menos necessárias ou inesperadas e adaptar as datas de seus recebimentos aos prazos das saídas de recursos da empresa para não cair no saldo negativo.
A Exacta oferta o BPO Financeiro, assim, fica mais fácil para realizar o controle da sua situação financeira e de pontuar algumas questões quando necessário.
Como as áreas econômica, financeira e contábil podem atuar juntas?
A área econômica de um negócio pode fazer a análise das decisões tomadas pelo profissional de finanças.
Já a contabilidade faz os registros reais dos impactos da decisão, demonstrando os resultados em forma de números e balanços financeiros.
O profissional de finanças que atua em uma empresa precisa das informações geradas pelos profissionais de contabilidade para realizar a gestão financeira.
Além disso, o profissional da área de economia pode se basear mais em hipóteses, ao passo que os profissionais de contabilidade e finanças se baseiam fundamentalmente em dados reais.
Saber a diferença entre economia e finanças não só ajuda a compreender o campo de atuação de cada um dos profissionais desses ramos, mas também esclarece certas dúvidas em relação ao tema.
A Exacta Contabilidade oferece o BPO Financeiro. Quer saber mais? acesse o nosso site, entre em contato conosco e saiba como funciona o nosso trabalho. Temos uma equipe exclusiva para BPO Financeiro.