em Gestão empresarial

Neste artigo, falaremos um pouco sobre o empreendedorismo no Brasil, o qual vem surpreendendo bastante, conforme a pesquisa realizada pelo Sebrae, que identificou que entre 2014 e 2015, o Brasil ocupou a primeira posição em relação a abertura de novos negócios.

As ramificações existentes no Brasil com relação ao empreendedorismo tem duas origens. A primeira, é por oportunidade, onde o desenvolver de um produto ou serviço é pelo interesse apresentado pela sociedade. A outra, é por necessidade, ou seja, por não encontrar outras alternativas no mercado formal, a opção escolhida pelos brasileiros, muito conhecida em nosso país, se intitula como MEI (Micro Empresário Individual).

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O que o empreendedorismo enfrenta no Brasil?

Mesmo que o empreendedorismo venha trazer inúmeros pontos positivos para o cidadão e consequentemente para o crescimento do país, deve-se ter noção das barreiras e burocracias que ainda tendem a permear a abertura de micro e pequenas empresas.

Para tanto, ficar de olho no cenário e no planejamento é crucial para que sua ideia inovadora possa seguir adiante.

Conforme publicado por Pedro Rafael Barbosa, repórter da Agência Brasil em 5 de Outubro de 2020:

                   “O Brasil caminha, em 2020, para registrar o maior número de empreendedores de sua história. Não exatamente por vocação, mas principalmente por necessidade. Nos nove primeiros meses deste ano, o número de microempreendedores individuais (MEIs) no país cresceu 14,8%, na comparação com o mesmo período do ano passado, chegando a 10,9 milhões de registros.

Portanto, mesmo em tempos de Coronavírus, o cidadão brasileiro vem empreendendo e inovando, seja por necessidade ou por oportunidade, ou por ambas. Entretanto, o que importa é saber manter-se atento na qualidade, responsabilidade, na comunicação e fidelidade com os clientes e assim, ter um negócio consistente e duradouro.

Mas, o que seria na  realidade empreendedorismo? E qual a ligação que o mesmo tem com a inovação?

Assim, seguem algumas definições para uma melhor compreensão do porquê esses dois termos são tão discutidos, reportados e de interesse para aqueles que buscam colocar suas ideias em prática.

Empreendedorismo

É a capacidade de projetar ideias de negócios ou de transformar com habilidade setores ou empresas. Ou seja, o empreendedor também deve ter vocação, aptidão de construção ou desconstrução; gerenciar e desenvolver projetos, atividades ou negócios.

Inovação

A inovação está relacionada à modificação de crenças, antigos costumes ou legislações. É um conceito muito utilizado nesses últimos 10 anos, principalmente no meio empresarial, social, econômico e ambiental. A criação de novos caminhos, estratégias, processos, projetos, produtos e invenções são inovações.

Fatores indissociáveis

Embora estejamos em um mundo competitivo, desafiador, onde o mercado financeiro, de trabalho aponta para discussões e instabilidade, empreender, construir novos negócios e ideias sempre estarão prontos para serem desenvolvidos. Sempre há a conhecida frase: ”na crise, crie!”.

Atualmente, o empreendedorismo está totalmente inter-relacionado com protagonismo e, até em repartições públicas, encontra-se o intraempreendedorismo. Ou seja, são pessoas que modificam atividades em seus setores, trazendo praticidade e melhoramentos para todos os envolvidos.

E o ato de inovar, é o principal objetivo a ser perseguido por um empreendedor, porque esses dois fatores: empreendedorismo e inovação no momento atual, são indissociáveis. Essa ligação é sinônimo de sucesso de qualquer tipo de negócio ou de melhorias para uma empresa, área ou setor.

Inovar tem sido um dos principais objetivos dos empreendedores nos dias atuais, e não somente dentro das empresas ou repartições públicas, mas para a sociedade em geral, levando à inovação aberta.

Empreendedorismo inovador aberto

Podemos exemplificar o empreendedorismo inovador aberto na área da tecnologia, pois empresas reconhecidas desenvolveram algoritmos que apresentam exatamente anúncios certeiros. Isso quer dizer que: temos uma comunicação que o consumidor quer ver, na hora certa, para os clientes certos.

Outro exemplo de inovação foi a criação do Snapchat, que depois o Instagram adaptou para sua ferramenta uma funcionalidade parecida, que conhecemos como Stories. Eles se diferenciam dos demais pelo fato das mensagens “desaparecem” pouco depois de publicadas. No caso do Snapchat, era possível escolher o tempo de visualização da mensagem, mas nos Stories, ficou como padrão 24 horas.

Na área de entretenimento da música, na qual as pessoas podem arquivar seus áudios preferidos, sem a obrigação de utilizarem CDs ou DVDs, temos Spotify, Deezer, Apple Music, entre outros. Já no entretenimento de cinema e série, temos Netflix, Amazon Prime, HBO Go, Disney+, entre outros, que permitem tão facilmente assistirmos nossos filmes e séries favoritos a qualquer momento.

E o que dizer das inovações na área de transporte? A maneira como as pessoas usavam táxis há 15 anos, nem chega perto do que é hoje. Afinal, os aplicativos de mobilidade facilitam a locomoção dentro de uma cidade ou até para outro estado.

Enfim, o que se conclui é que a resposta a pergunta: “Empreendedorismo e inovação são a mesma coisa?” é NÃO! Pois como apresentamos, são duas coisas diferentes. Mas para a prática, são fatores indissociáveis onde um não consegue atuar sem o outro nesse momento que passamos. Afinal, a competição, que é a eficiência para sobrevivência no mercado, exige perspicácia e inovação.

Sendo assim, é fundamental que o empreendedorismo inovador se intensifique cada vez mais, para que negócios, empresas e profissionais, consigam permanecer no mercado econômico e alcancem o sucesso.

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