em Economia, Gestão empresarial

Muitos já iniciaram 2021 desejando transformar um sonho em realidade, ser o dono do seu próprio negócio. No entanto, mesmo em detrimento da pandemia, a economia espera o surgimento de muitos pequenos negócios.

Por isso, colocamos aqui algumas dicas para empreender com garantias, bem como alguns negócios que estão em alta nesse período.

Seja produtivo organizando o seu tempo

A gestão do tempo é um processo de anteposição (prioridades) e organização de tarefas que abarca seu planejamento e execução voltados ao melhor aproveitamento do tempo investido nelas, o que resulta em maior produtividade.

Dicas para empreender: não tire os olhos das finanças

A gestão do negócio é de suma importância. E sob o aspecto financeiro, acima de tudo em momentos de restabelecimento da economia, isso se faz indispensável. Infelizmente muitos ainda negligenciam esse aspecto do negócio. 

É preciso compreender o que de fato traz garantias de sucesso, como por exemplo, uma vida financeira saudável.

Crie networking para apoio em momentos complicados

Basicamente, aprender como fazer networking possibilita conhecer pessoas que podem ajudá-lo a desenvolver seu negócio. Sendo assim, para se conectar efetivamente com elas, você não precisa ser a pessoa mais extrovertida do mundo.

Pessoas que já passaram pelas etapas anteriores, podem ser de grande ajuda nos momento críticos para tomadas de decisões. Por isso, basta dar um passo de cada vez, começando pelos profissionais que já fazem parte da sua rotina.

Seja flexível ao empreender em 2021

É saber se adaptar, se desapegar de um modelo de negócios e se transformar, criando outros modelos. Portanto, reconheça que nem sempre as suas ideias serão as melhores para a sua empresa.

Dicas para empreende: busque saber o que a concorrência está fazendo

Ficar de olho na concorrência não é tarefa fácil, mas é indispensável. A competição entre grandes montadoras de carros, por exemplo, é tão forte que qualquer passo em falso pode significar perdas milionárias. 

Mas não se iluda: por mais simples que seja o seu negócio, há sempre um concorrente, conforme tema abordado pelo SEBRAE.

Saiba tudo sobre o seu mercado

Conhecer bem o mercado de atuação, seus clientes, concorrentes e fornecedores devem ser a prioridade de um empresário, e isso pode ser feito por meio de coleta de informações e pesquisas de mercado.

O SEBRAE oferece esse curso para quem quer aprender a como pesquisar o mercado no qual está inserido.

Imprevistos, prepara-se para eles

O que pode evitar imprevisto em um negócio é possuir um Plano de Negócio bem detalhado.

É essencial que o futuro empresário coloque seu plano no papel, para que a cada instante ela não tenha uma nova ideia ou mude o rumo da empresa, de acordo com a GAZETA DO POVO

Dicas para empreender: saiba qual é o seu diferencial

De acordo com um artigo publicado pela CONTA AZUL, O “Diferencial competitivo é uma ação, ou um conjunto delas, que dá à empresa uma posição de exclusividade frente os concorrentes. Como o próprio nome indica, significa desenvolver uma estratégia para se diferenciar dos demais atores de um mesmo mercado, oferecendo ao cliente uma vantagem.

Na prática, a diferenciação beneficia também ao próprio negócio. Afinal, ao sentir-se atraído por sua empresa, o cliente tende a procurá-lo com maior frequência e em maior número. Isso tudo gera um aumento de faturamento e, com mais pessoas negociando com você, chegar ao topo do mercado em sua área de atuação é consequência.”

Separe as finanças da empresa das finanças pessoais 

Infelizmente, muitos acreditam que é mais fácil administrar as finanças pessoais e empresariais juntas. Isso se dá porque  o princípio de poupar, planejar e gerenciar a renda é o mesmo.

Porém, esse é um erro fatal e que pode comprometer o seu negócio. Sendo assim, seguem 5 dicas para empreender em alguns negócios que estão em alta em 2021:

1. E-commerce de informática

As lojas online da categoria tiveram um aumento de 50% no valor médio de compra dos clientes e um crescimento de 101% no faturamento no segundo trimestre de 2020.

2. Infoprodutos

Esse nicho já vinha crescendo e teve um estouro na pandemia com o consumo de videoaulas e cursos online. O Sebrae destaca a importância do vídeo como a nova comunicação padrão do pós-pandemia.

3. Produtos vegetarianos e veganos

As pessoas estão mais conscientes. Já são mais 30 milhões de pessoas que se consideram vegetarianas/veganas só no Brasil. Nos pequenos negócios, crescem os restaurantes vegetarianos, empresas de marmitas sem produtos de origem animal, empresas de cosméticos veganos, fabricantes de produtos plant-based, entre outros.

4. Negócios imobiliários

O mercado imobiliário teve crescimento de 8,4% na venda de apartamentos no ano passado. Já os financiamentos imobiliários saltaram 70,1% em setembro, em comparação com o mesmo mês de 2019.

5. Delivery de comida

Os principais aplicativos de entrega de comida (Rappi, Ifood e Uber Eats) cresceram 103% de janeiro a junho de 2020. E só tem a crescer, pois as micro e pequenas empresas dedicadas à produção e delivery de marmitas e refeições embarcaram nessa tendência.

Agradecemos a sua leitura até aqui.

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Exacta-escalabilidade-de-um-negocio-saudavel
×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?