A fisioterapia lida com pessoas para minimizarem e até se curarem de dores e lesões. Para muitos desses proprietários de empresas de saúde e boa forma, essas tarefas exigem uma quantidade significativa de tempo e esforço. Isso exige do fisioterapeuta um gasto de energia, e dispensar mais horas para registrar suas finanças é para quem goste, conheça e tenha tempo.
Se está pensando em abrir uma clínica de fisioterapia, onde terá a oportunidade de colocar em prática todo o conhecimento adquirido e ainda ser um empreendedor, saiba que vontade e conhecimento na área não bastam.
Para a abertura de empresa, terá que conhecer todos os aspectos legais relacionados a sua atividade, além de ter um contador ou empresa de contabilidade especializada nesse tipo de negócio.
Além disso, se preocupar com os requisitos de contabilidade pode facilmente desviar a atenção e deixar que seu negócio pare de crescer. Mesmo que seja óbvio a manutenção de registros dos serviços prestados, é comumente verificado que a contabilidade geralmente fica em segundo plano.
A contabilidade para essa área de saúde dinâmica e meticulosa, é fundamental, seja para proprietário ou coproprietário de uma franquia ou empresa.
Para tanto, vamos apresentar no texto a seguir, dicas de contabilidade para fisioterapeutas e suas clínicas.
Dicas simples de contabilidade para as Clínicas de Fisioterapia
- Já que a realidade da fisioterapia é trabalhar hoje e receber daqui alguns dias ou meses, fique por dentro das contas que você tem a receber. Portanto, mantenha as notas fiscais arquivadas com datas. Com relação à emissão de notas fiscais, essas são importantes para prevenir multas e penalidades perante ao Fisco.
- Equilibre os lucros e as perdas. Saiba quais meses são mais movimentados e quais são os meses lentos para equilibrar suas despesas.
- Mantenha as contas do negócio separadas de contas pessoais.É um método simples e que organiza as despesas, recibos, extratos e transações.
- Faça um planejamento financeiro anual para dimensionar o quanto de investimento será necessário em equipamentos, infraestrutura, equipe e marketing.
- Utilize a gestão contábil e financeira para manter o fluxo de caixa equilibrado, com boas margens de lucros.
Essa gestão contábil irá gerar e registrar receitas, controlar os custos/despesas, manter o pagamento de fornecedores e colaboradores em dia, atender as exigências legais em relação a questões tributárias e fiscais.
- Automatize o faturamento
A maioria dos tratamentos de fisioterapia exigem visitas duas a três vezes por semana e o cliente, muitas vezes, pede recibo ou fatura.
Isso pode se tornar um montante enorme para arquivar. Portanto, facilite o atendimento fornecendo faturas por e-mail e utilize um sistema de faturamento automático. Não cometa o erro de não registar as entradas e saídas do caixa.
Entenda um pouco mais sobre automatizar o faturamento. Leia a seguir sobre as vantagens de um sistema nuvem.
Vantagens do Sistema Nuvem
As vantagens da contabilidade em Sistema Nuvem são inúmeras. As opções de tecnologia oferecem soluções de contabilidade e finanças baseadas nesse sistema nuvem que integram suas operações em uma plataforma simples e fácil de usar.
Por exemplo, se a clínica existir em mais de um local, os dados podem ficar todos no mesmo sistema e serem controlados , automatizando a folha de pagamentos. Ou, se a fisioterapia é a domicílio, o faturamento e o registro pode ser feito no local, pois o acesso a conta é em qualquer hora e lugar.
As soluções de software de contabilidade podem incluir: gestão de folha de pagamento, geração de relatórios financeiros, faturamento, integração direta com seu banco e contato direto do contador.
Assim, a agilidade das operações de contabilidade e a redução de custos, torna o processo eficiente. No final, terá a garantia de que todos os seus registros serão armazenados em um local de fácil acesso e seguro.
Questões contábeis e financeiras enfrentadas pelas Clínicas de Fisioterapia
O profissional de fisioterapia deve conhecer as obrigações fiscais como o pagamento de impostos. Como as finanças de uma clínica são flutuantes e saber quais despesas são dedutíveis e quais não são, é uma tarefa que dispensa tempo.
Ao contratar uma equipe de contabilidade, esta fará a operacionalização dos seus processos de forma eficiente e eficaz, cumprindo a promessa de atendimento de qualidade.
Portanto, se o caso é abrir uma clínica de fisioterapia, existem alguns passos a serem seguidos como:
- Enviar as documentações para elaboração do contrato social, formulários do cartório ou junta comercial
- Assinaturas dos sócios com firma reconhecida e envio para registro
- Oficializar o registro e obter o CNPJ, fazer cadastro na prefeitura para solicitar as licenças necessárias
- Registrar nos órgãos de classe e preparar a emissão de nota fiscal
Assim, como em qualquer negócio, ficar atento à gestão financeira e fiscal , há a garantia de sucesso e longevidade como empresa e como prestador de serviços na área.
Sabendo um pouco mais: O fluxo de caixa
O fluxo de caixa é o registro de todas as entradas e saídas, serve para não atrasar pagamentos de fornecedores e pessoal e, principalmente, monitorar a entrada de pagamentos realizados, evitando atrasos e inadimplência dos seus clientes/pacientes.
Para tanto, adquirir um sistema automatizado, que permita a análise do fluxo de caixa, identificando os pontos positivos e negativos do negócio, irá permitir tomar decisões mais acertadas e por consequência eliminar ou reduzir custos e melhorar seus lucros.
Fique atento às boas práticas de gestão contábil para manter a qualidade do serviço e a satisfação dos clientes!
Sendo assim, após estas informações, podemos indicar que trabalhar com uma empresa de soluções contábeis, pode tirar todas essas tarefas do dia-a-dia do seu prato. O profissional de contabilidade irá manter as finanças do seu negócio de fisioterapia.
Venha para a Exacta Online!