fbpx skip to Main Content
Área do Cliente (41) 3247-2065 contato@exactaonline.com.br

Gestão de contratos: conheça seus contratos e conhecerá seu negócio

Quando falamos de gestão de contratos é muito importante entendermos que existem alguns passos que envolvem o desenvolvimento desses contratos. Um contrato bem elaborado e executado de maneira adequada, respeita regras preestabelecidas, tem atenção dedicada desde a negociação inicial até o fechamento do contrato.

Antes de fecharmos qualquer contrato, é necessário analisar questões comerciais e jurídicas e levantar questionamentos, possíveis lucros e perdas, maneiras de remuneração, entre outras questões específicas de cada tipo de contrato e seu segmento de mercado.

Os contratos são considerados o melhor reflexo de negócios de uma empresa. Eles são uma espécie de alicerce que vai assegurar às partes de que o que foi previamente acordado será respeitado e honrado.

Mas, e como fazer Gestão de Contratos?

Primeiro de tudo, precisamos estabelecer os mecanismos de controle desses contratos. O que acontece, geralmente, é que os contratos são redigidos, avaliados e firmados. Só que para por aí. Ninguém mais, nenhum dos lados, faz a gestão desses contratos. Exemplo: um contrato X tem como uma de suas cláusulas o pagamento de um boleto todo dia 10 de cada mês. Mas a empresa vai lá e atrasa. E a empresa que deveria ter recebido no dia 10, faz vista grossa e aguarda uma nova data, às vezes por pura questão de parceria.

No exemplo mencionado acima, podemos ter perda de receita e perda de oportunidades pela empresa que não recebeu em dia. E pela empresa que atrasou o pagamento, acaba arcando com custos excessivos e desnecessários.

Fazer a gestão dos contratos da sua empresa, ou escritório contábil, é fundamental para o crescimento do seu negócio, e também da saúde financeira dele.

Faz parte dessa gestão manter um histórico do processo. Às vezes, um contrato foi elaborado por um determinado colaborador e, atualmente, esse colaborador pode não estar mais na empresa. O que acontece? Se não tiver histórico, o rastro se perde.

Existe como implementar um efetivo Sistema de Gestão de Contratos?

Sim! Existe. E vamos dividi-lo em 3 passos para você entender melhor:

  1. Definir um departamento capacitado para a criação dos contratos, desde o momento da negociação ao controle de execução dos trabalhos.
  2. Implementar, efetivamente, esse controle de gestão. Estabelecer um processo de conferência e controle de cada contrato.
  3. Separar os contratos por níveis de risco para a empresa e dando um grau de importância para cada um deles.

 

Vale considerar aqui que para ter uma boa Gestão de Contratos basta ter apenas um único contrato. O importante é ter esse sistema de gestão que possibilite ganhos suficientes e proporcione rápido retorno do investimento.

Se sua empresa ainda não tem um sistema de Gestão de Contratos, você pode estar correndo um risco grande de perder investimentos. A Exacta Contabilidade pode te ajudar com este tipo de serviço. Entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top