skip to Main Content
Área do Cliente (41) 3247-2065 contato@exactaonline.com.br
Dúvidas Com A CNAE? Como A Contabilidade Pode Me Ajudar?

Dúvidas com a CNAE? Como a contabilidade pode me ajudar?

Entre tantas siglas na contabilidade, é fácil passar despercebido(a) por alguma, sem compreender exatamente qual é a sua função e porque ela é importante.

A CNAE, por exemplo, é um assunto que gera muitas dúvidas e que merece toda sua atenção, pois ela define diversos pontos essenciais da empresa.

Então, se você tem dúvidas sobre a CNAE e sobre como a contabilidade pode te ajudar, continue lendo este artigo para você entender melhor sobre assunto.

Confira!

O que é CNAE

CNAE é a Classificação Nacional de Atividades Econômicas; Esta define quais operações ou atividades sua empresa irá realizar.

Em outras palavras, CNAE é:

  • Uma lista onde constam vários códigos de atividades que foi elaborada com o objetivo de estabelecer um padrão nacional para classificar empresas, bem como para melhorar a qualidade de informação do Estado permitindo, assim, maior articulação entre os vários sistemas – federal, estadual e municipal.

Sua aplicação é válida para qualquer agente econômico (pessoa física ou jurídica, instituições públicas, organizações sem fins lucrativos, autônomos, etc.), que produz bens ou serviços, isto é, identifica o produto fabricado, o serviço prestado ou a mercadoria vendida.

Entendeu?

Além disso, a CNAE define certos pontos fundamentais sobre seu negócio, como a questão tributária servindo pelos órgãos oficiais como critério de enquadramento.

CNAE – uma empresa pode se encaixar em mais de uma classificação?

Sim. Isso ocorre caso sua empresa execute atividades de setores econômicos diferentes; por exemplo, vende determinada mercadoria, mas também presta serviços.

Esse contexto pode soar um tanto complexo e, por isso, surgem muitas dúvidas com a CNAE.

Tais dúvidas surgem também devido muitas descrições de atividades serem parecidas.

Por isso, é sempre recomendado que você consulte uma contabilidade de confiança quando tratar de assuntos como esse.

O contador é sempre seu melhor parceiro para dúvidas sobre a CNAE, assim como para qualquer outra questão relacionada à contabilidade!

CNAE – como escolher a melhor para minha empresa?

O primeiro passo para você encontrar a CNAE ideal para o seu negócio é conversar com seu contador – é PRIMORDIAL o auxílio deste profissional para que você não venha cometer erros neste momento.

Após, você vai perceber que para encontrar o melhor código de atividade para sua empresa se enquadrar, você precisará analisar:

  • O que ela executar.
  • Quais suas operações.
  • Vai prestar serviços?
  • Vai revender produtos?
  • Comercializar ou industrializar?

Vários tipos de mercadorias ou um apenas?

As respostas para essas e outras questões afins vão definir se você terá somente um CNAE ou vários.

Simples Nacional e o CNAE

De acordo com a nova lei, para você se enquadrar no Simples Nacional, o faturamento do seu negócio não pode exceder R$ 4,8 milhões no ano calendário ou ano anterior.

Do mesmo modo, algumas CNAEs não podem ser optantes pelo Simples.

Logo, nestes casos de enquadramento no Simples Nacional, é necessário consultar se o número de classificação fiscal te permite fazer esse enquadramento.

Está percebendo como a CNAE tem impacto profundo no seu negócio?

Por isso, é extremamente importante você contar com a assessoria de uma empresa contábil desde os primeiros passos para sanar suas dúvidas com a CNAE, bem como para te ajudar em todo o processo.

Uma contabilidade idônea certamente vai te auxiliar nessa definição que tem o poder de impactar positivamente o seu negócio.

Seja diferente, inove, evolua, inscreva-se em nossa newsletter !

Resta mais alguma dúvida? Entre em contato com a Exacta. Teremos prazer em te ajudar!

Um forte abraço. Sucesso e até logo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top